ENREDO

Inglaterra, Junho de 1944: as forças Aliadas, um enorme exército, aguardam, no sul da Grã-Bretanha, a ordem para desembarcar nas praias da Normandia, França, reduto nazista, a ser liberada por Winston Churchill (Cox), Primeiro Ministro inglês. Mas ele hesita e reflete, porque, em 1915, levou ao massacre de centenas de milhares de soldados em Gallipoli, Turquia, o que, mesmo com o apoio de sua mulher, Clementine (Richardson), o levou à depressão. Além disso, está em choque com políticos aliados: o general dos EUA, Dwight D. Eisenhower (Slattery) e o britânico Marshall Bernard Law Montgomery (Wadham).

FICHA TÉCNICA

CHURCHILL
REINO UNIDO/ESCOCIA, 2017
Direção: JONATHAN TEPLITZKY
Roteiro: Alex von Tuzelman
Elenco: Brian Cox, Miranda Richardson, John Slattery
Fotografia: David Higgs
Montagem: Chris Gill
Música: Lorne Balfe
Drama Histórico
105 minutos
14 anos
Califórnia Filmes

O FILME E O DIRETOR

Rodado na Escócia com o modesto orçamento de US$ 10 milhões, condensa as 96 horas que antecederam a invasão da Normandia pelos Aliados e faz um perfil histórico e psicológico de Winston Churchill (1874-1965), em obra de estreia do historiador britânico Alex von Tunzelman, autor dos 16 capítulos da minissérie Médici: Masters of Florence (2016), inédita no Brasil. Terceiro trabalho do australiano Jonathan Teplitzky, conhecido por filmes como Entrando na Linha (2003), Burning Man (2011) e Uma Longa Viagem (2013).

A PALAVRA DE JONATHAN

A PERDA DE VIDAS [NA INVASÃO DE NORMANDIA] ERA MUITO MENOR DO QUE ELES ESPERAVAM. EU ACHO QUE UM PONTO DE VISTA CONSERVADOR É QUE A HISTÓRIA É PRETO E BRANCO, QUE HÁ UMA VISÃO CORRETA E UMA VISÃO ERRADA. MINHA VISÃO É QUE A HISTÓRIA É UMA SÉRIE DE PONTOS DE VISTA. A HISTÓRIA É UMA CIÊNCIA MUITO INEXATA. EU ACHO QUE VOCÊ PODE INTERPRETAR O FILME COMO UMA ALEGORIA PARA ENVELHECER E VER OS ERROS COMETIDOS QUANDO VOCÊ ERA JOVEM. VOCÊ NÃO QUER COMETER ESSES ERROS NOVAMENTE
Jonathan Teplitzky, cineasta

TRAILER

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FOTOS

CIDADES E HORÁRIOS

EM EXIBIÇÃO ATÉ QUARTA-FEIRA, DIA 18

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
FORTALEZA
CINÉPOLIS RIOMAR PAPICU 10

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
SALVADOR
CINÉPOLIS HORTO BELA VISTA 5

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h10
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h20
RECIFE
CINÉPOLIS GUARARAPES SHOPPING 2

CRÍTICA ESTRANGEIRA

MAIS DO QUE UM FILME DE GUERRA
Graeme Tuckett, Stuff/Reino Unido

COX FAZ UM CHURCHILL IMPRESSIONANTE, UM HOMEM IMPONENTE DE FÍSICO E INTELECTO QUE, AOS 70, FOI REDUZIDO PELA IDADE E CIRCUNSTÂNCIA
Peter Howell, Toronto Star/Canadá

ESTAMOS ENTRETIDOS E NOS INTERESSAMOS POR UM DOS MAIORES E MAIS IMPORTANTES EVENTOS DA HISTÓRIA MODERNA
Joseph Gamp, Metro/Reino Unido

EM ÚLTIMA ANÁLISE, ENTÃO, O FILME É SOBRE A DIFERENÇA ENTRE O HOMEM E O ÍCONE. O HOMEM QUE TESTEMUNHAMOS EM CLOSE-UP, GRITANDO COM SUA SECRETÁRIA HELEN (ELLA PURNELL) E SUBORDINADOS COM SALIVA QUE VOA DE SUA BOCA. O ÍCONE É APRESENTADO EM CENAS LONGAS, UMA FIGURA IMEDIATAMENTE RECONHECÍVEL COM UM CHAPÉU E UMA BENGALA MOSTRADOS EM SILHUETA CONTRA O CÉU OU UMA JANELA
Jonathan Pile, Empire/EUA

CRÍTICA BRASILEIRA

INÉDITO NOS CINEMAS, AINDA NÃO HÁ ANÁLISES NA IMPRENSA