ENREDO

1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, a qual jamais chegou a ele. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles esperando obter algum contato com a família do pintor. Lá inicia uma investigação junto aos que o conheceram e decifrar se ele realmente se matou.

FICHA TÉCNICA

LOVING VINCENT
POLÔNIA/REINO UNIDO, 2017
Direção: DOROTA KOBIELA E HUGH WELCHMAN
Roteiro: Kobiela/Welchmen/Jacek Dehnel
Vozes de: Saoirse Ronan, Jerome Flynn, Aidan Turner, Robert Gulaczyk, Chris O’Dowd e Helen McCorry
Fotografia: Tristan Oliver/Lukasz Zal
Montagem: Dorota Kobiela/Justyna Wierszynska
Música: Clint Mansell
Animação
98 minutos
12 anos
Europa Filmes

O FILME E O DIRETOR

Ganhador do Prêmio de Melhor Filme da Mostra de Cinema de SP; Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular do Festival Internacional de Animação de Annecy; Melhor Animação do Festival Internacional de Shangai; e o Prêmio do Público do Festival Internacional de Vancouver-2017, no Canadá. Ao custo de US$ 5,5 milhões o casal estreante Hugh Welchman e Dorota Kobiela fizeram o primeiro longa-metragem animado pintado à óleo, utilizando 120 pintores (de 5 mil candidatos que apresentaram 5 mil portfólios analisados por Piotr Dominak), os quais, após aprovados, passaram por cursos intensivos sobre a técnica de pintura de Van Gogh, confeccionaram à mão 1.026 desenhos, pintaram 860 quadros e 55 mil fotografias, além de 12 pinturas para a montagem. Tudo para que o filme se passe dentro dos quadros do misterioso, mítico e trágico pintor holandês. Cada segundo é composto por 12 quadros pintados à mão. Segundo a diretora, a maior dificuldade foi manter pintores no mesmo caminho que seguissem um estilo único – e não o deles. Tive de corrigir mais de 500 quadros por dia, disse. Um marco na História do Cinema.

A PALAVRA DE DOROTA

PORQUE É UMA HISTÓRIA DIFERENTE. ARMAND ESTÁ NO PRESENTE E NOS LEVA NAQUELA JORNADA COM A CARTA SEGUINDO AS ÚLTIMAS SEMANAS DE VINCENT E DESCOBRINDO FATOS SOBRE A SUA MORTE. ELE VÊ O MUNDO DE VINCENT COMO VINCENT VIU E ENTÃO, QUANDO ELE FALA COM AS PESSOAS E OS PERSONAGENS EM SUAS PINTURAS, ELES SE LEMBRARÃO DE SUAS PRÓPRIAS MEMÓRIAS. ESTAS SÃO A VIDA DE VINCENT COMO ELAS SE LEMBRAM DISSO. TAMBÉM MUITAS VEZES VOCÊ TEM HISTÓRIAS QUE VINCENT NÃO PODERIA PINTAR E QUERÍAMOS INCLUIR ISSO NO FILME. NÓS NÃO QUEREMOS CRIAR ALGO QUE ESTÁ TÃO LONGE DAS PINTURAS DE VINCENT OU TER CONFUSÃO COM AS PINTURAS DE VINCENT. ALÉM DISSO, PENSEI QUE SERIA IMPORTANTE TER ALGUM TIPO DE DESCANSO PARA OS OLHOS DEPOIS DE TODAS ESSAS IMAGENS VIBRANTES E PULSANTES
Dorota Kobiela, cineasta

TRAILER

YOUTUBE

FOTOS

CIDADES E HORÁRIOS

EM EXIBIÇÃO

FORTALEZA
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS RIOMAR PAPICU – SALA 10

SALVADOR
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h20
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS BELA VISTA SHOPPING – SALA 5

RECIFE
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h20
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h30
CINÉPOLIS GUARARAPES

ESTREIA EM 28 DE DEZEMBRO

BARUERI
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS IGUATEMI ALPHAVILLE

NATAL
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS NATAL SHOPPING

ESTREIA EM 04 DE JANEIRO

MANAUS
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA -19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS PONTA NEGRA – SALA 10

ESTREIA EM 29 DE JANEIRO
JUNDIAÍ
DE SEGUNDA A QUARTA FEIRA -19h30
CINÉPOLIS JUNDIAÍ SHOPPING – SALA 7

CRÍTICA ESTRANGEIRA

HÁ MUITO EM CADA QUADRO QUE É DIFÍCIL PARAR DE PENSAR O TEMPO SUFICIENTE PARA SE ENVOLVER EMOCIONALMENTE. MAS DIFICILMENTE IMPORTA. DESTA VEZ, É UM CASO DE ARTE POR CAUSA DA ARTE
Sandra Hall, Sydney Morning Herald/Austrália

COM AMOR VAN GOGH É UM TIPO DE MISTÉRIO EMOCIONAL E ESPIRITUAL, UM EXAME EXISTENCIAL EM UMA VIDA E NA ARTE QUE SURGIRAM DE UMA FIGURA VERDADEIRAMENTE TRÁGICA
tt stern-enzi, Dayton CityPaper

O TRABALHO MINUCIOSO FEITO POR KOBIELA E WELCHMAN PARA TRANSFORMAR ALGUMAS DAS OBRAS MAIS VALIOSAS DO ARTISTA EM CENAS ANIMADAS É IMPRESSIONANTE DE SE VER
Jordan Mintzer, The Hollywood Reporter/EUA

SE VOCÊ ESTIVER COM FOME DE UM DESLUMBRANTE COLÍRIO PARA OS OLHOS E NÃO SE IMPORTA COM UMA NARRATIVA MENOS DO QUE CARNE, COM AMOR VAN GOGH VAI AGRADAR O SEU PALADAR
Susan Wloszczyna, Roger Eberto.com/EUA

O SEU ENCANTO NUNCA SE DESGASTA, PELAS RAZÕES RESUMIDAS NO TÍTULO
Times A. O. Scott, The North York Times

UMA EXPLORAÇÃO CATIVANTE DOS ÚLTIMOS DIAS DO ARTISTA CONTEXTUALIZADO EM SEU ESTILO DE CRIAR AS SUAS PINTURAS
Serena Donadoni, Village Voice

É UMA REALIZAÇÃO TÉCNICA FENOMENAL
Ray Greene CineGods.com

CRÍTICA BRASILEIRA

CONQUISTA… CONQUISTA… por GIOVANNI RIZZO

SIMPLESMENTE DIVINO… por ALESSANDRA OGEDA