ENREDO

O cineasta Hector Dhalia e o fotógrafo Michael O’Neill se unem para registrar em imagens o pensamento e a filosofia emanada por alguns dos grandes mestres e gurus do yoga. Na jornada, pensadores, médicos indianos e americanos e professores expressam os seus efeitos. Registra, também eventos como o Festival Internacional de Yoga em Rishikesh e o Mela Festival Kumbha, em Haridwar. Conhecem também, em Nova Yorque,.

FICHA TÉCNICA

ON YOGA: THE ARCHITECTURE OF PEACEON YOGA
BRASIL-ÍNDIA-CHINA, 2017
Direção:/Roteiro: HECTOR DHALIA
Elenco: Heitor Dhalia e Michel O’Neill
Fotografia: Adolpho Veloso
Montagem: Fernanda Franke Krumel
Música: Silvio Piesco
Documentário
87 minutos
Livre
Bretz/Pagu Filmes

O FILME E O DIRETOR

Baseado no livro On Yoga, the Architecture of Peace (editora Taschen/2015) do estadunidense Michel O’Neill. Aos 35 anos de carreira, ele fez uma cirurgia na coluna devido ao comprometimento do “modus” repetitivo do uso da câmera, mas o braço direito ficou paralisado. Para recuperar-se, decidiu pelo uso da meditação, a hidroterpia e a yoga para equilibrar o sistema nervoso e um ano depois estava curado. Filmado na Índia e em Nova York, idealizado como uma extensão profunda da obra original, coloca questões humanas a partir da perspectiva atual e a mistura com elementos de movimento e som experimental, o que resulta em uma nova visão da arte da yoga. Terceiro longa de Hector Dhalia, realizador de O Cheiro do Ralo (2006), Serra Pelada (2013) e À Deriva (2009).

A PALAVRA DE HECTOR

ME MOSTRARAM UM LIVRO DO MICHAEL SOBRE IOGA. ELE QUE FEZ FOTOS DE GRANDES CELEBRIDADES, COMO WOODY ALLEN E STEVE JOBS, PASSOU DEZ ANOS FOTOGRAFANDO MESTRES DA IOGA, PRÁTICA QUE ELE ADOTOU PRA VIDA. APÓS TÊ-LA USADO COMO TRATAMENTO PARA UM PROBLEMA QUE TEVE NA MÃO. ELE VIVEU VERDADEIRAS VIAGENS ESPIRITUAIS, QUE RENDERAM FOTOS FACINANTES. VI QUE A PARTIR DELAS, ELE DAVA VOZ A GURUS QUE REFLETIAM SOBRE FELICIDADE, MORTE, O TEMPO DA CONTEMPORANEIDADE. FILMAR ESSE PROCESSO ME PERMITIRIA UM ENCONTRO COM PESSOAS E CULTURAS FASCINANTES. FUI NESSA AVENTURA
Hector Dhalia, cineasta

TRAILER

YOUTUBE

FOTOS

CIDADES E HORÁRIOS

PREVISÃO DE ESTREIA
21 DE DEZEMBRO
FORTALEZA
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS RIOMAR PAPICU – SALA 10

PREVISÃO DE ESTREIA
28 DE DEZEMBRO

NATAL
DE SEGUNDA A ASEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS NATAL SHOPPING

SÃO LUÍS
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS SÃO LUÍS SHOPPING – SALA 2

RIBEIRÃO PRETO
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h
CINÉPOLIS SANTA ÚRSULA – SALA 2

ESTREIA EM 1º DE JANEIRO
JUNDIAÍ
DE SEGUNDA A QUARTA-FEIRA – 19h30
CINÉPOLIS JUNDIAÍ SHOPPING

CRÍTICA BRASILEIRA

O SILENCIO QUE ECOA… por CÁSSIO STERLING CARLOS
DOCUMENTÁRIO SURPREENDENTE… por FILIPE PEREIRA
A GENESE DA YOGA… por MATHEUS BONEZ